Niterói: uma breve introdução da Cidade


A ideia dessa seção é falar sobre pontos turísticos, restaurantes, praias...tudo que tem de interessante na cidade que conquistou meu coração há muito tempo, mesmo antes de me mudar para cá. Mas isso é história para outro post...rs.

Fico impressionada com a quantidade de cariocas que não conhecem a Cidade e com aqueles que conhecem apenas as praias, sem falar dos turistas que nunca incluem Niterói nos seus roteiros. Quero mostrar que Niterói é muito mais que uma Cidade de praia ou dormitório.


Atravessar a ponte quase sempre é rápido e pode render belos passeios, almoços, jantares...

Resolvi começar da estrutura da Cidade em si, uma breve introdução. 

A cidade de Niterói possui duas regiões distintas: a da baía da Guanabara e a oceânica. A região da baía, que é a mais antiga e populosa, fica em frente ao Rio de Janeiro. Já a região oceânica fica virada para o mar aberto.

As duas regiões tem características bem distintas. A região da baía é mais cosmopolita, com muitos prédios e com uma ligação muito estreita com o Rio de Janeiro.

A região oceânica é um lugar onde predominam as casas, a vegetação nativa e o clima de praia.

A cidade possui uma dependência – para o bem ou para o mal – enorme da ponte Rio-Niterói. Ela determina o ritmo, o trânsito e o humor da cidade. Todos, da baía ou do oceano, são afetados por ela.

Apesar disso, os niteroienses preferem ser conhecidos pela qualidade de vida e pelas obras do Niemeyer. O que é pouco, pois a cidade tem muito a oferecer e mostrar para o resto do Brasil.

No próximo, vamos falar sobre os caminhos para chegar até Niterói.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta, menina!