O que seria de Niterói sem a ponte?
Não sei, mas provavelmente a cidade seria muito diferente do que é hoje! Talvez menos congestionada, talvez mais provinciana. O fato é que ela está aí e o seu "humor" determina o humor da cidade.
A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e determinou uma nova e mais eficiente ligação do Rio de Janeiro à cidade de Niterói e ao norte do país.
A Ponte Rio-Niterói foi inaugurada em 1974 e determinou uma nova e mais eficiente ligação do Rio de Janeiro à cidade de Niterói e ao norte do país.
A Ponte é um símbolo para a cidade, não há quem não lembre dela quando se fala em Niterói. É engraçado como os cariocas, apesar da ponte, enxergam Niterói como o fim do mundo, uma cidade distante. Ela tem apenas 13 km, mas por estar sobre a baía da Guanabara deve causar essa impressão.
Hoje a ponte tem um movimento médio de 140 mil veículos por dia. Quando foi construída tinha uma previsão de movimento 15 mil veículos.
Para quem atravessa a ponte com frequência cada pedaço lhe é familiar: a ilha de mocanguê, a subida e a descida do vão central, a grande curva e a reta do cais.
Ilha de mocanguê |
Seu movimento também é conhecido pelos motoristas habituais. Invariavelmente as segundas-feiras (sentido Niterói-RJ) pela manhã são congestionadas por causa dos turistas da região dos lagos, assim como as sextas-feiras (RJ-Niterói) no final da tarde.
Fim de tarde na ponte |
O mais interessante é que as sextas-feiras pela manhã (sentido Niterói-RJ) e as segundas-feiras (sentido RJ-Niterói) no final da tarde são tranquilas para os Niteroienses.
O fato é que os habitantes de Niterói, e também das cidades vizinhas estão habituados aos humores da ponte e utilizam artifícios para evitar os seus dias mais turbulentos, como por exemplo, as barcas. Mas isso é assunto para outro dia! :)
imagens: arquivo pessoal
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